Apoio cultural

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

MPF e MP/BA pedem afastamento de prefeito e secretários de Itabela (BA)

Fonte: Assessoria de Comunicação Gladys Pimentel Telefone: (71) 3336 2026E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br



Na manhã desta quinta-feira, PF realizou busca e apreensão na Secretaria de Integração do Município e nos setores de licitação e engenharia da prefeitura.

Este da foto é Junior Dapé Prefeito de Itabela

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis, a Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira, 13 de setembro, busca e apreensão na Secretaria de Integração do Município de Itabela, localizado a 668 km de Salvador, e nos setores de licitação e engenharia da prefeitura. A ação resultou na apreensão de computadores e documentos e foi realizada, ainda, na sede da Construtora Odebran, no município, e na casa dos sócios dela, Marcelo Ferreira Aragão e Eduardo Martins Borges Santos.


O prefeito do município, a empresa e seus sócios são alvos também de ações de improbidade administrativa proposta pelo MPF e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) no último dia 6. Por meio de duas ações, o Ministério Público pede o afastamento cautelar do prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva, e de três membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da prefeitura, Marilene Maria Côvre (ex-presidente), Josiel Nunes Carvalho e Gutemberg Quirino Lacerda por desvio e apropriação de recursos federais destinados a programas sociais do governo voltados à erradicação do trabalho infantil, saneamento básico, saúde e educação no município.

Em uma das ações, além do afastamento e da condenação por improbidade administrativa, o Ministério Público pediu também que a Justiça decrete a indisponibilidade dos bens, o bloqueio dos ativos financeiros e a quebra do sigilo fiscal do prefeito, dos membros da comissão e dos secretários municipais de Obras, Laurito Neves de Almeida, e de Saúde, Lúcio de Oliveira França. O MPF e o MP/BA requereram, ainda, a quebra do sigilo bancário da construtora Odebran.

Os dois órgãos apuraram que a CPL da prefeitura de Itabela transformou-se em um frente comissionada para servir a interesses do grupo que tem utilizado a administração municipal em benefício próprio. A comissão e os secretários municipais são acusados, dentre outras irregularidades, de burlarem a Lei de Licitações para beneficiar a construtora Odebran em quatro contratos para prestação de serviços de construção de 150 casas populares; de reforma e ampliação do Posto de Saúde da Rua Duque de Caxias; de obras de conclusão do Hospital Regional na Rua Nova (bairro Bandeirantes) e de construção de 118 banheiros no distrito de Monte Pascoal. Os contratos envolvem recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), do SUS e da Funasa.

De acordo com o procurador da República Paulo Augusto Guaresqui e com o promotor de Justiça Bruno Gontijo, além de frustar o caráter competitivo das licitações na administração pública ao direcionar o procedimento licitatório e habilitar uma empresa não qualificada, a CPL preencheu notas fiscais da construtora. “A Odebran foi constituída em 1992, declarou-se como inativa entre 2002 e 2006, seus sócios são/foram servidores públicos com salários relativamente baixos e, de uma hora pra outra, sem nenhuma estrutura, capital, sede, quadro de funcionários, passou a ganhar todas as licitações que participou no município de Itabela, qualificando-se técnica e econômico-financeira em todos os certames ”, disseram na ação.

Peti Bolsa e Peti Jornada – Em uma outra ação de improbidade administrativa além do prefeito e da CPL são acusados também o secretário de Assistência Social, Rogério Costa Lima, a mãe e dois irmãos dele por fraudes, desvios, falsificação de documentos e recebimento indevido de bolsas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Itabela. Foram comprovadas diversas irregularidades no Peti Bolsa, que trata do pagamento efetuado diretamente às famílias em situação de risco, e no Peti Jornada, cujo objetivo é a manutenção das crianças o maior tempo possível em ambiente escolar.


No Peti Bolsa foi constatada apropriação de valores pelo secretário de Assistência Social; inclusão de seus familiares como beneficiários do programa e falsificação das assinaturas nas fichas de controle de pagamento. No Peti Jornada houve direcionamento da licitação em que a empresa Diene Distribuidora de Alimentos, pertencente à irmãos do secretário, foi contratada e emprego de familiares de Lima na Escola Peti, onde era realizada a jornada ampliada.


Para o Ministério Público, o conjunto das duas ações propostas demonstra que a prefeitura de Itabela está sendo gerida por uma organização criminosa especializada em desvio e apropriação de recursos públicos, mesmo os destinados a programas caros à sociedade como a erradicação do trabalho infantil, saneamento básico, saúde e habitação.
Confira a relação dos acusados na ação relativa a irregularidades na execução de programas de saneamento básico, saúde e habitação (n.º2007.3310.000.752-8):
- Paulo Ernesto Pessanha da Silva, prefeito do município de Itabela;- Laurito Neves de Almeida, secretário municipal de Obras; - Lúcio de Oliveira França, secretário municipal de Saúde;- Os integrantes da comissão permanente de licitação do município, Marilene Maria Côvre (ex-presidente), Josiel Nunes Carvalho e Gutemberg Quirino Lacerda e Maria Senhora de Jesus Oliveira (ex-membro);- As empresas Odebran Construtora Ltda e Singer Construtora Ltda.;- Valdirlando Soares de Oliveira, contador da Odebran;- Os empresários Marcelo Ferreira Aragão, sócio da Odebran e Eduardo Martins Borges Santos, sócio da Odebran e da Singer.


Relação dos acusados na ação relativa a irregularidades no Peti (n.º2007.3310.000.753-1):
- Paulo Ernesto Pessanha da Silva, prefeito do município de Itabela;- Os integrantes da comissão permanente de licitação do município, Marilene Maria Côvre (ex-presidente), Josiel Nunes Carvalho e Gutemberg Quirino Lacerda;- O secretário municipal de Assistência Social de Itabela, Rogério Costa Lima;- A mãe do secretário, Maria Neci Costa Lima;- Os irmãos do secretário, Robemilton Lima de Sena e Diene Costa Lima;- A empresa Diene Distribuidora de Alimentos LTDA., pertencente aos irmãos do secretário;- Jorge Bonfim Souza Filho, ex-servidor municipal lotado na Secretaria de Assistência Social;- Sabrina Manzoli, ex-servidora municipal comissionada lotada na Secretaria de Assistência Social.

Tribunal Pleno decide amanhã pelo recebimento de ações contra 13 prefeitos

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data: 13/09/2007 Redatora: Maiama Cardoso -MTb/BA 2335
Ações contra treze prefeitos municipais estarão na pauta de apreciação da sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de amanhã, dia 14. Todos eles foram denunciados por meio de ações penais ajuizadas pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Reaiche Britto, que os acusa de crimes de responsabilidade que vão desde o descumprimento de ordem judicial ao desvio ou utilização indevida de recursos públicos. Na sessão, os desembargadores do Tribunal de Justiça decidirão pelo recebimento ou não das ações propostas contra os prefeitos de Vitória da Conquista, Itapetinga, Gandu, Licínio de Almeida, Jiquiriçá, Itambé, Mutuípe, Jandaíra, Glória, Jeremoabo, São Miguel das Matas, Fátima e Nova Canaã, sendo que, para que as ações sejam levadas a julgamento, faz-se necessário que 21 desembargadores votem em favor do recebimento delas.

Comunidade comemora iminente queda do prefeito Zé Pretinho,


E festeja com fogos de artifício. Quem estava presente nesta noite em Una, pode observar de perto o clamor da população que denunciou a sua satisfação pela recente pesquisa produzida pela Sócio Estatística que apontou uma rejeição do prefeito em torno de quase 55%.

Outro aspecto que a pesquisa apontou foi que no confronto direto Zé Pretinho chega a ser derrotado por todos os pretensos candidatos, o prefeito aparece em segundo colocado tecnicamente empatado com a Profª Jane, na casa dos 12%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo nº 230/07.

O ex-prefeito Dejair aproveitou da oportunidade para se reunir em sua fazenda com correligionários e anunciar a sua posição na casa dos 49% na preferência do eleitorado, distante mais de 37 p.p. do segundo colocado. A pesquisa apontou também que 47% dos entrevistados afirmaram que já tem um juízo formado em relação a seus candidatos e que jamais mudariam os seus voto.

Birschner ainda não afirma ser candidato a prefeito, uma vez que segundo ele ainda podem surgir novas lideranças no cenário político unense, todavia deva ser o candidato natural de oposição, uma vez que atende aos melhores requisitos para um enfrentamento ao atual prefeito Zé Pretinho.

Com a publicidade da pesquisa, que certamente deva ser amplamente divulgada haverá uma possibilidade de uma revoada de nomes importantes da política local em ascensão ao grupo do ex-prefeito Dejair. Birschner promete um grande ato político a ser realizado nos próximos dias, com a presença de políticos importantes da região.

Em um relatório apresentado por Agenor Gasparetto, existe uma subjetiva análise de que o quadro do prefeito Zé Pretinho seja praticamente irreversível devido a sua grande rejeição. Ademais o prefeito tem recebido uma enxurrada de denuncias na imprensa regional, o que de certa forma causa-lhe um grande desgaste político.

José Bispo Santos (PT do B) vem ao longo da suas administração demonstrando uma inaptidão para a administração pública, uma vez que desequilibrou as finanças do município, endividando-o por gastar mais do que arrecada, além de desmontou toda a maquina administrativa e transformando a patrulha mecânica numa tremenda sucata.

Outro fator que negativa a imagem do prefeito são as denuncias que vem sendo apuradas pelo Ministério Público Estadual, Federal e pela própria Polícia Federal, sobre suposta fraudes em licitações e desvio de recursos do FUNDEF, apontadas em relatório do TCM referente às contas de 2005.


Além do relatório do TCM o prefeito Zé Pretinho também foi denunciado pelos Vereadores Nilton Nogueira da Silva (DEM), Antonio Silva dos Santos (PR) e Luciene Cerqueira dos Santos (PT do B), e pelo Vice-Prefeito Davi Cerqueira dos Santos (S/ Partido), sobre supostos pagamentos a empresas fantasmas e fraude nos empréstimos consignado do Banco Matone/RS.