Apoio cultural

sexta-feira, 29 de junho de 2007

8.155. Sorte ou Azar?

Pelo Radialista Renê Sampaio - DRT 6319

8.155 este número pode ser um número comum como tantos outros para muitos, porém para a Professora Jane e para Zé Pretinho ele significa muita coisa. Este foi o número que os 8.155 eleitores unenes passaram a procuração a Zé Pretinho no dia 03 de outubro de 2004. Amargo dia para seus opositores que receberam um bombadeio de digitos na urnas eletrônicas a sua frente.

8.155 significou 57,67% dos eleitores que depositaram crédito para uma melhora do município e que esperavam viver com mais dignidade do que os oitos anos passados que foi apenas representado naquele instante por 3.988 dos votos, isto para os que achavam que a candidatura Jane seria o seguimento do Governo Dejair. Houve ainda naquela ocasião uma resignação explicita de 1.516 eleitores, representado pelos 187 votos em branco e os 1.329 que preferiram anular um de seus direitos.

Na realidade os 8.155 que antes seria o bilhete premiado da loteria esportiva, hoje representa o número do azar para os que acreditam na jogatina como a salvadora das suas finanças. O número 70 já não teria aquele peso e confiabilidade para o eleitorado, afirmaria um analista péssimista, porém e se o 70 levar outro nome na cabeça da chapa, será que o indignação acompanharia Zé Pretinho? Não se sabe ainda, pois ninguém tem o poder da advinhação, porém as previsões confirmam que a comunidade hoje não pensa no número 70, na cor amarela nem no nome Zé Pretinho, isto numa análise apaixonada dos que odeiam o prefeito Zé Pretinho.

Em pensamentos lógicos e em consciência política de que o Brasil vota pelo pão e pela água, é de se analisar um Zé Pretinho, um número 70 e uma cor amarela, muito forte no próximo ano. Quando o povo come pão e bebe água, esquece de tudo e transforma sua raiva em alegria. Zé Pretinho já demonstrou sua disposição em brigar para permancer por mais quatro anos no poder e para isso ele é capaz de voltar a prometer tudo novamente e abrir seu largo sorriso. Até chorar e fazer os outros sorrarem com ele, isto ele é capaz.

Será que a resignação dos 1.516 eleitores seriam a melhor opção naquela ocasião? Verdade ou mentira os resignados colaboraram para a eleição de Zé Pretinho e estes nada podem reclamar. A reclamação cabe aos eleitores de Jane, do Profº Gilberto (410 votos) e de Natanael do Sindicato (73 votos), por que acreditaram em um ideal, pois em quem nada acredita não merece ser acreditado.

No ano que se aproxima veremos a cara dos novos candidatos a prefeito e a vereador, e é preciso que estejamos afinados para enfrentar um novo desafio de eleger uma pessoa que tenha compromissos com a moralidade administrativa que sejam verdadeiros represetantes do povo e renuncie ao egoísmo, a arrogância e a vaidade.

Audiência do MP com Zelito foi prorrogada.

A audiência que estava marcada para a manhã desta sexta-feira (29) com o ex-chefe de Departamento Pessoal, e hoje Assessor do Prefeito Zé Pretinho, o Sr. Joselito de Jesus Soares (foto) deixou de realizar, uma vez de compromissos anteriormente agendado pelo defensor do intimado. A audiência seria com o Dr. Márcio Clóvis Bosio Guimarães, Promotor de Justiça da comarca de Una, referente aos empréstimo consignados.

De direito a presença do defensor é dispensável, um vez que o Ministério Público apenas encontra-se investigando os fatos e não existe processo contra o intimado. Todavia o mesmo deve ter exigido a presença de seu advogado para protelar as suas declarações. A próxima audiência a ser agendada deve ser com a Drª Leila Adriana Seijo Figueiredo, promotora substituta uma vez que seu titular entrar em merecidas férias no próximo mês de julho.

Defensora solicita interdição de Cadeia Pública de Canavieiras

Fonte: Agecom (www.agecom.ba.gov.br)

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), através da Defensora Elizete Reis dos Santos, ingressou com uma representação junto ao Ministério Público requisitando a imediata interdição da Cadeia Pública de Canavieiras, a 110 quilômetros ao sul de Ilhéus, por total falta de condições de funcionamento.

Antes do motim ocorrido no último dia 8 de junho, quando cerca de 42 presos passaram a noite rebelados em protesto, os detentos vinham reclamando por diversos motivos. A Defensora vistoriou as condições das instalações em maio. A superlotação das celas que estavam abrigando cerca de 40 homens e um adolescente, quando estas possuíam capacidade para manter apenas 24 presos foi o principal agente causador da rebelião, além da alegação de os detentos estarem sendo privados do banho de sol e sofrendo torturas, conforme explica.

Segundo a Defensora, a situação da estrutura física da carceragem é ainda mais complicada. Paredes rachadas e com infiltrações, telhas e grades quebradas, esgoto aberto, ausência de energia elétrica e a precariedade do prédio são agravantes. “Eles vivem em situação subumana, correm riscos inclusive de sofrerem o contágio de doenças graves devido a falta de higiene e condições de moradia”, afirma a defensora, que ainda denunciou, na representação entregue no dia 21 de junho na Promotoria Criminal local, a existência de um minúsculo cômodo, chamado pelos detentos de ‘Corro’, medindo aproximadamente 3 metros quadrados onde estão encarcerados 12 presos.

Estadio Municipal terá que mudar de nome.

Pelo visto os vereadores de Una não terão muita dificuldade em retirar o nome do Sr. José Bispo Santos, Prefeito da Cidade, no Estadio Municipal. É que já há uma movimentação muito forte junto ao Ministério Público Estadual para levantar uma campanha semelhante a do nepotismo, referente a nome de pessoas vivas colocadas em patrimônios e lougradouros públicos.

O nome no Estádio Municipal é referência a uma serie de nomes colocados em logradouros e patrimonios públicos em Una e em todo estado da Bahia, principalmente no que tange aos Soutos e aos Magalhães. No município existem avenida Antonio Carlos Magalhães, colégios Paulo e Fabio Souto, Centro Administrativo Luiz Elias, Rua Nilton Nogueira, Rua João Bosco, Escola Humberto Rusciolelli, Escola Professora Maria da Paz, enfim diversos nomes de pessoas vivas nos prediso, ruas e avenidas públicas.

O Estádio Municipal levou o nome do prefeito por imposição do próprio Zé Pretinho, haja vista que houve uma discordância quase que unânime, inclusive de alguns secretários, vereadores e amigos mais chegados do vaidoso gestor. Há no município muitas esportistas e desportistas já falecidos que poderiam receber uma homenagem desta natureza a exemplo de Tonho da Luz, Rosalino, Gil Buchada, Marinando Barros e outros.

Há mais duas figuras ilustres do município já falecidas que mereceriam homenagens post mortem, que seriam Marcel Ganem e Almir Look. Marcel foi o pioneiro em implantar no município uma fábrica de beneficiamento de guaraná em pó que posteriormente se transformou num grande exportador do produto, já Almir Look, foi o primeiro unense a se tornar artista conhecido mundialmente.

Nomes de pessoas vivas em bens públicos devem ser retirados

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Estadual, Data: 26/06/2007 Por Aline D'Eça – MTb/BA 2594

Rua Benito Gama, Estádio Paulo Souto, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Praça Juíza Ivone Bessa Ramos... Diversas vias, bens e logradouros públicos do município de Cachoeira (a 110 Km de Salvador), foram batizados e mantém nomes de pessoas vivas, em total desrespeito às normas legais. Considerando este fato e para que os nomes das ruas e imóveis públicos sejam alterados, o Ministério Público, por intermédio do promotor de Justiça de Cachoeira, Luís Estácio Lopes de Oliveira, expediu recomendação ao presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Souza do Lago, e ao prefeito do município, Fernando Antônio Pereira, para que, no prazo máximo de 60 dias, seja apresentado à Casa Legislativa projeto de lei revogando as Leis Municipais que outorgaram nomes de pessoas vivas aos bens públicos. O descumprimento da recomendação pode acarretar na propositura de ação civil pública contra o Município e na responsabilização dos gestores públicos por ato de improbidade administrativa.

De acordo com o artigo 37, parágrafo 1º, da Constituição Federal, “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, delas não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos”. Já a Lei Federal 6.454/77, que também pode ser aplicada às administrações públicas estadual e municipal, diz que “é proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração direta”. No entanto, denuncia o representante do MP, a Câmara de Vereadores vem, nos últimos anos, apreciando e aprovando leis municipais que homenageiam pessoas vivas, em total desrespeito ao que determina a legislação. “Essas leis violam os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade da administração pública, visto que a utilização de nome de pessoa viva em obra pública constitui publicidade pessoal para o 'homenageado'”, sustenta Oliveira.

Assalto a pastelaria no centro da cidade.

A menos de 200 metros fica localizada a pastelaria da Vânia no centro da cidade, próxima a Delegacia de Polícia Civil e ao Pelotão da PM. E, ainda assim dois meliantes não se deram o devido respeito e roubaram na noite de ontem (28), levando alguns pertences pessoais das funcionárias e o movimento do dia, que não foi revelado o devido valor. A pastelaria fica localizada numa área privilegiada na rua Agenor Miranda defronte a casa do Juiz de Direito da Comarca.

Após cometeram o roubo os dois meliantes que estavam de posse de arma de fogo, tipo revolver, saíram correndo e tomaram rumo sentido a garagem da Transporte Comandantuba, que fica na Av.: David Fuchs. Testemunhas afirmaram aos policiais de plantão na viatura da PM 0295, de que um indivíduo branco e outro negro se dividiram na rodagem de terra que segue para o distrito de Pedras, um seguindo em direção aquela comunidade e outro possivelmente se escondendo no Ginásio de Esportes, que se encontra abandonado e sem iluminação, facilitando o esconderijo de bandidos.

Os Policiais Roberto e Edson Borges diligenciaram durante a noite, porém não obtiveram êxito na captura dos meliantes. Os roubos tem sido constantes no centro e periferia da cidade, embora os policiais tenham se empenhado no policiamento ostensivo, todavia já não se ver mais aquele policiamento repressivo e preventivo através das operações na zona periférica e nos morros da cidade onde se encontram bastante casas abandonadas facilitando o homizio de marginais.