Apoio cultural

quarta-feira, 21 de março de 2007

Empréstimo consignado em 16 anos

Há um banco no Rio Grande do Sul que estendeu as parcelas de empréstimo consignado de 25 meses para 192 meses o que representa 16 anos de desconto em folha de pagamento aos servidores de uma prefeitura do estado da Bahia.

A citada instituição fez os cálculos das prestações de forma equivocada, haja vista que pessoas que recebiam um salário mínimo ficou com parcelas em torno de quase R$ 4.000,00 (quatro mil reais) mês. Como o crédito já havia sido cedido aos beneficiários e estes possivelmente devam ter pagado suas mensalidades de faculdades e feito aquisição de material para melhorar o estoque de suas lojas, o banco então resolveu dividir o saldo devedor nesse estendido e confortável prazo.

Uma servidora que se diz cristã da Igreja Batista, afirmou categoricamente em entrevista a uma autoridade, que mesmo fazendo o curso superior na UESC (faculdade pública), usou o dinheiro financiado para pagar mensalidades de seu curso superior na faculdade. Outro servidor disse que entregou o dinheiro a uma idoso que está preste a morrer, e que o dinheiro era para pagar o funeral.

Una tem novo Juiz de Direito

Após um curta temporada sem juiz na Comarca de Una, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, removeu da Comarca de Piatã o Bel. Ricardo Dias de Medeiros Netto. O município de Una e Arataca ficaram sem juiz desde o final do ano passado com a saída da Dr. Raquel Ramirez Françóis, que prestou um elevado serviço a comunidade, pelas suas decisões e pelas agilidade no andamento dos processos.

Ao lado do Dr. Márcio Clóvis Bosio Guimarães, Promotor de Justiça da Comarca o novo Juiz de Direito terá muito trabalho pela frente, principalmente no que tange à área criminal. Ao município resta apenas a nomeação de um Defensor Público para ocupar o cargo que está vago desde a saída do Dr. Bartolomeu, que foi promovido para a cidade de Itabuna.

O novo magistrado já trás experiências curriculares, haja vista que vem de outra comarca e foi removido pelo critério de merecimento. O Juiz encontrará pela frente fatos que estão sendo apurados pelo MP envolvendo o Prefeito da Cidade na crise da “Máfia do Crédito Consignado” e nas “Empresas Fantasmas”.

O DOJ que publicou a remoção do magistrado, também ratificou a carreira do Promotor de Justiça, cujo ato do Procurador-Geral de Justiça Bel. Lidivaldo Reaiche Raimundo Brito, em resolução da PGJ nº 013/2007 foi publicado no DOJ desta quarta-feira, dia 21 de março de 2007, edição 4196. O representante do MP em Una, tem se destacado pelas ações que lhe competem, destacando-se a anulação do último concursos feito pela Prefeitura.

Forrozeiro estréia na Câmara como suplente de Geddel

20/03/2007 - 17:35
FONTE: Agência Estado

A estréia do forrozeiro Edigar Mão Branca (PV-BA) como deputado federal foi marcada hoje pela ousadia. De terno escuro e chapéu de couro, o deputado tomou posse como parlamentar na vaga aberta pela nomeação de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para o Ministério da Integração Nacional. O traje chamou logo a atenção dos outros deputados, surpresos ao vê-lo o tempo inteiro com o chapéu típico dos boiadeiros.

"Uso chapéu de couro desde que sou criança. Ele simboliza a força do povo do interior e as minhas raízes", explica o novato, que aumenta a bancada dos artistas do Congresso, que já incluía o apresentador Clodovil Hernandez (PTC-SP) e o também músico Frank Aguiar (PTB-SP).

Aos 48 anos, Edigar Mão Branca é famoso no interior nordestino por conta de seus forrós, mas é um completo estreante na política. "Nunca fui nem síndico de prédio", conta. "Só tinha vindo à Brasília para fazer shows ou para tocar com meus amigos, como Xangai. Mas é um sonho que estou realizando de poder colocar o dedo sobre os problemas do País", diz Mão Branca que ganhou o apelido por ter vitiligo nas mãos.

Agora, o deputado quer preparar uma grande festa para comemorar sua chegada ao Congresso e celebrar o lançamento de seu décimo CD, apropriadamente batizado de "Forró federal". "Assim que organizar as coisas por aqui, quero fazer uma grande festa", avisa.

Dois presos morrem durante tentativa de fuga em Ilhéus

Fonte: Agecom (http://www.agecom.ba.gov.br/exibe_noticia.asp?cod_noticia=24570)
A Polícia está fazendo buscas para localizar os cinco presos que conseguiram escapar do Presídio Regional Advogado Ariston Cardoso em Ilhéus (462 km de Salvador), por volta das 23h de ontem (19). Na fuga, que resultou na morte de dois homens, seis detentos – portando armas – serraram grades, pularam o muro do presídio usando uma “tereza” (corda improvisada de lençóis) e alcançaram a área externa, onde comparsas aguardavam em dois carros Fiat Uno. Duas pessoas envolvidas na fuga foram presas, entre elas um soldado da Polícia Militar.

Os fugitivos cumpriam pena por assalto a banco e tráfico de drogas e estão identificados como Moisés Pinto Gusmão, assaltante e homicida, autor do assassinato do policial civil Petrônio Durval, ano passado, em Itabuna, Robério César Aguiar, assaltante, William da Conceição, traficante, Genílson Silva Santos, assaltante, e Renato Garcia Martins, preso pela Polícia Federal, com 35 kg de maconha.
O delegado Jorge Luís dos Santos, coordenador da 7ª Coopin, informou que a polícia percebeu a ação e cercou o grupo quando atravessava a ponte do Fundão, perto da Rodoviária, na saída para Itabuna. Os criminosos foram rechaçados por equipes das polícias Civil e Militar, havendo um tiroteio. No confronto morreram o assaltante Silvano Santos Belo, o “Gazinho”, um dos fugitivos, e Wesley Matos Vitar, motorista de um dos carros que seria utilizado pelos fugitivos.
O soldado PM Paulo Henrique de Almeida Barros e Gersina Xavier dos Santos Neta, mulher de Renato Garcia Martins, foram presos, por terem facilitado a fuga. Ela conduzia um dos automóveis e, no confronto, recebeu um tiro na perna direita. As primeiras investigações feitas pelos policiais indicam que o soldado, lotado no 2º BPM e de plantão no presídio, recebeu a proposta dos criminosos de R$ 35 mil mais um dos carros utilizado na ação, para participar do plano.

Tentativa de fuga na cadeia de Ilhéus termina em morte


Fonte: Jornal Diario do Sul (http://www.portalmix.com.br/diariodosulpub2/ntdiariodosul.php?)
20/03 - 10:10
O Grupo Força de Reação, da Polícia Civil de Itabuna, e a Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (CAERC) foram mobilizados para impedir uma fuga em massa no Presídio Ariston Cardoso, na madrugada de hoje, em Ilhéus. A fuga seria facilitada por bandidos. Durante a operação, houve troca de tiros e morreram Wesley Matos Villar, de 21 anos, e Silvano Santos Belo, de 29 anos. Ainda foram presos em flagrante, acusado de ter participação direta com a quadrilha, o Policial Militar Paulo Henrique Almeida Barros e a motorista de um dos veículos utilizados no resgate, Gersina Xavier dos Santos Neta.