Apoio cultural

terça-feira, 13 de março de 2007

MP vai a Una investigar Máfia do Crédito Consignado

Uma junta formada pelos Promotores Públicos, Dr. Valmiro Macedo, Drª Leila Adriana Seijo e Drª Ana Paulo Limoeiro, estarão nesta quarta (14) e na quinta (15) na cidade de Una, investigando fatos alusivos a Máfia dos Créditos Consignados, que envolve o Prefeito José Bispo Santos “Zé Pretinho” do PT do B, Secretários, Diretores, Funcionários Públicos do Município, do Estado e Serventuário da Justiça.


O Ministério Público, tomou ciência oficial da fraude após denuncia do Vice-Prefeito Davi Cerqueira dos Santos (PT do B), Vereadores Nilton Nogueira da Silva (PFL), Antonio Silva dos Santos (PL) e Luciene Cerqueira dos Santos (PT do B), haja vista que os fatos já estavam sendo noticiados por jornais da região, ganhando maior cunho midiático após veiculação numa rede de televisão do Estado.

Os promotores deverão ouvir vinte e sete dos envolvidos, incluindo o prefeito, que usou de suas prerrogativas e pediu que a sua audiência que estava marcada para as 10h30min da quarta-feira no escritório do MP na Cidade de Una, fosse transferida para a sexta-feira (16) em seu Gabinete. O que não se sabe é se o seu pleito será atendido pelo MP. Dois dos envolvidos, possivelmente devam ser ouvidos pela corregedoria de seus respectivos órgãos, Polícia Militar e Tribunal de Justiça.

Há um clima de indecisão e revolta na cidade de Una, no que tange ao futuro político de seus munícipes, uma vez que este fato é novo na cultura político-administrativo do município. O Prefeito Zé Pretinho, foi eleito com mais de 70% dos votos validos, alcaçando uma votação histórica de mais de 8.000 votos do eleitorado unense.

A Câmara de Vereadores deve abrir nos próximos dias uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar os fatos, o que só ainda não ocorreu devido à aliados do prefeito terem obstruído os trabalhos do legislativo na última terça-feira (06), sendo obrigado o presidente em encerrar a sessão. Nesta terça-feira (13) o presidente também optou por não haver sessão legislativa, devido ao clima tenso que encontra-se na cidade.

Há comentários ainda não confirmados de que o Prefeito José Bispo Santos, já pensou em renunciar, entretanto atendendo orientação de seus assessores jurídicos, preferiu então aguardar as investigações do Ministério Público. Fontes dizem que as provas são por demais contundentes o que vai impossibitar a defesa e a isenção do gestor nas acusações.

Além da acusação na fraude do sistema de empréstimo consignado o prefeito também responde a procedimento no MP sobre diversos pagamentos à empresas fantasmas com endereço fictício na cidade de Itabuna, Ilhéus e Itapé, o que agrava ainda mais a sua situação nos processos que certamente serão instaurados pelo Poder Judiciário do Estado.